Bispo do Mindelo defende que gesto de Bento XVI revela "grande liberdade de espírito"
"Nos dias de hoje há um perigo enorme de as pessoas se agarrarem aos postos e ao poder. E esta iniciativa é sinal de facto de um homem de grande liberdade de espírito", sublinhou.
Apesar de reconhecer que a resignação é sempre um cenário possível, Ildo Fortes admite que os católicos receberam a notícia com surpresa já que Bento XVI, "apesar da idade", tinha "muito ainda para dar à Igreja".
"Apesar da sua idade avançada, da sua saúde que inspira cuidados, [Bento XVI] é um homem que conduz a Igreja com uma lucidez tremenda e uma inteligência surpreendente. Por isso é uma surpresa para nós, mas aceitamos", acrescentou.
O papa Bento XVI, 85 anos, anunciou hoje, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir dia 28 de fevereiro devido "à idade avançada".
Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.
O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).